Banda municipal

por India Porã publicado 30/09/2022 15h26, última modificação 30/09/2022 17h07

Gostaria de saber sobre a primeira banda de música de Indiaporã. Seus idealizadores, maestros e integrantes

: 20/06/2022 11h38
: Pedido de Acesso à Informação
: Recepção/Secretaria
: 20220620113816
: Resolvida

Respostas

1

: ind
: 30/09/2022 16h48
: Aceito

Um dos precursores de atividades musicais no Município de Indiaporã, foi o professor Dathan Cervo, quando era diretor da Escola Othaydes Luiz Arantes organizou uma fanfarra estudantil. Período de existência da fanfarra escolar está sendo identificado. (Entre 1958 à 1978 o senhor Dathan residiu em Indiaporã)

Em 12 de maio de 1979, no desfile em comemoração ao aniversário de Indiaporã, houve a apresentação da Banda Marcial de Palmeira D’Oeste e era primeira vez que foi feito o hasteamento da bandeira do Município de Indiaporã. O locutor que apresentava o desfile perguntou ao prefeito Demétrio por que Indiaporã não podia ter uma banda daquela?
O prefeito Demétrio, entusiasmou-se e prometeu que no próximo ano a Banda de Indiaporã iria se apresentar.

A Lei Nº 189, de 07 de dezembro de 1981 autorizou a manutenção de curso musical, proceder a contratação de um instrutor musical, objetivando a formação de uma banda musical municipal principalmente, aos elementos que compõem a "Guarda-Mirim", com instrumentos recebidos pela municipalidade, em "doação" da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.
https://sapl.indiapora.sp.leg.br/[…]/701_texto_integral.pdf

Nesta ocasião havia em Indiaporã uma pequena fanfarra composta por guardinhas, sob o comando do policial militar Juarez Paulino Viana. Os ensaios ocorriam no prédio ao fundo da Casa Paroquial, na Rua Miguel Antonio de Rezende. Oficialmente a Guarda Mirim de Indiaporã foi inaugurada no dia 12 de maio de 1982, sendo o processo de seleção dos garotos, organização, fabricação de uniformes, treinamentos, entre outros, ocorreram meses antes.

Após ser legalmente autorizado pela Câmara, foram feitos contatos com um músico de Nhandeara e ele disse que tinha um menino espetacular em Palmeira D’Oeste que ajudaria a formar a Banda de Indiaporã.

O Município de Indiaporã contratou do professor Ademir Marti de Oliveira e foram iniciadas as aulas de teoria musical e os ensaios da “Banda Jovem de Indiaporã” no prédio ao lado do Centro Cultural Anésio Marques, com elementos da Guarda Mirim e jovens da comunidade. Posteriormente mudou-se para o prédio do Centro Comunitário de Indiaporã, onde permaneceu por vários anos.

O primeiro uniforme: os 14 (catorze) integrantes utilizavam uma camiseta branca com um arco-íris estampado na parte da frente com o dizeres: Banda Jovem Indiaporã. Nesta ocasião os instrumentos musicais eram: (1 clarineta, 1 ré quinta, 2 piston, 2 trombone, 1 bombarbino, 1 sax alto, 1 baixo tuba, 2 caixa de repique, 1 zabumba, 1 prato, 1 bumbo).
Com o passar do tempo, foram sendo adquiridos novos instrumentos e consequentemente aumentou o número de integrantes, passando a chamar-se Banda Marcial Municipal de Indiaporã. Neste período passou a contar em média com 40 integrantes.
 
Foram realizadas centenas de apresentações em inúmeras cidades da nossa região além de participação em concursos de bandas no Estado de São Paulo.

Em ____ foi encerrada as atividades da Banda Marcial Municipal de Indiaporã e os instrumentos ficaram guardados.

Lista de arquivos anexados

Esta solicitação ainda não contém nenhum arquivo anexado.

Ações do documento