Rua Coleta Macêdo de Oliveira

por India Porã publicado 31/08/2016 16h20, última modificação 18/07/2017 10h55
Rua Coleta Macêdo de Oliveira na cidade Indiaporã SP passou a ser a nova denominação da antiga Rua 1° de Maio (Lei 191/1982 16/02/82) conforme projeto de lei de autoria da vereadora Ana de Matos Aydar transformado na Lei 443/1990 Indiaporã SP 10/09/1990.

======================================================================================

Lei 443/1990 Indiaporã SP 10/09/1990 - Rua Coleta Macêdo de Oliveira

Lei 191/1982 Indiaporã SP 16/02/1982 - Rua 1° de Maio

Rua Coleta Macedo de Oliveira em Indiaporã-SP

COLETA MACEDO DE OLIVEIRA, nascida dia 22 de setembro de 1881, na cidade de Campina Verde, Estado de Minas Gerais

Casou-se com Urias Garcia de Oliveira, tiveram 9 filhos: João, Maria Geny, Vicente, Antonio, Urias, Gustavo, Euridice, Paulo e Osvaldo.

Em 1943, viúva, mudou-se definitivamente para a terra bruta recém adquirida, trazendo seus filhos: Vicente, Antonio, Urias e Osvaldo.  Sem olhar para trás e sem jamais usar o adjetivo provisório, se tornou de fato uma cidadã local. Comprou em 1942 aqui suas terras com muita dificuldade, a despeito das extremas dificuldades materiais que passou com a quebra e posterior morte de seu marido.

Indiaporã a sua época Indianópolis nunca deixou de merecer de Dona Coleta o máximo apreço. Por sua insistência, seu filho Paulo, recém formado em medicina em São José do Rio Preto instalou seu consultório de maneira inequivocamente definitiva em Indiaporã.

Sua passagem por Indiaporã deixaram a marca de sua personalidade firme e austera, autoridade daqueles que fazem pelo simples fato de que tem que ser feito. Dona Coleta construiu casas próprias no centro de Indiaporã e muito contribui para obras assistenciais. Aqui residiu por 19 anos, e no ano de 1962, mudou-se para São José de Rio Preto, a fim de estudo dos seus netos, pois seus filhos aqui ficaram.

Seus filhos e netos ainda são proprietários de imóveis na zona rural deste município. Destacou-se politicamente seu filho Urias Garcia Filho que foi dentista prático, vereador, presidente da Câmara e vice-prefeito em Indiaporã. Outro filho, Antonio foi prático em farmácia e serviu a comunidade enquanto foi possível.

Dentre aqueles que embrenharam sertão a dentro dispostos a uma nova vida e a construção de uma nova comunidade, está e sempre estará nos anais da História de Indiaporã.

Projeto de Lei 02/90 de 01/08/1990 – Ana de Matos Aydar