Rua Theodoro José de Souza

por India Porã publicado 24/10/2016 15h35, última modificação 31/10/2017 17h22
Rua Theodoro José de Souza, na cidade Indiaporã SP, conforme Lei 257/1984 Indiaporã SP 11/10/1984, passou a ser a nova denominação da antiga Rua Pedro de Toledo, que possuia este nome desde quando o Distrito de Indiaporã pertencia a Fernandópolis.

===========================================================================================

Lei 257/1984 Indiaporã SP 11/10/1984 - Rua Theodoro José de Souza

===========================================================================================

 

India Bonita

 THEODORO JOSÉ DE SOUZA

                O senhor Theodoro José de Souza era casado com dona Luísa Maria de Oliveira e o casal teve 9 filhos, sendo: José Oliveira de Souza (José Teodoro ex-prefeito), Laurinda Maria de Jesus, Joaquim Teodoro de Oliveira, Antonio Teodoro de Oliveira, Luiz Teodoro de Oliveira, Frederico José de Souza, Albino Teodoro de Oliveira (Bebé), Fermino Teodoro de Oliveira e Ranulfa Maria de Jesus.

               Vieram todos de Paulo de Faria, no ano de 1939, e foram utilizados 5 carros de bois para transporte de mudança, sendo que do senhor Theodoro era apenas um, os outros eram alugados. A viagem demorou 8 dias e juntamente com eles vieram dona Laurinda, irmã do senhor Theodoro, com os filhos: Francisco, Laurinda, Omezíria, Zilda, Antônia e Maria Conceição.

               Trouxeram animais de reprodução, assim como gado, cavalos, carneiros e porcos, sendo que os porcos e os carneiros vieram tocados a pé. As mulheres vieram a cavalo, cujos arreios eram do modelo Sião.

               Trouxeram para defesa apenas uma espingarda cartucheira 28.

               O senhor Theodoro havia comprado uma propriedade de 152 alqueires de terras do senhor Reginaldo Moura, para onde se mudou.

               Era um homem pausado, precavido, calmo e gostava de contar casos de seu tempo de mocidade. Não era muito arrojado nos negócios, pois não fazia dívidas, levava uma vida calma e controlada e sempre tinha as suas economias, até para servir os amigos e vizinhos. Não se metia em política e nem em reuniões, mas sempre o que a comunidade necessitasse, ele se prontificava em contribuir, como por exemplo, a construção de estradas, escolas, igrejas e obras que visassem o progresso de nossa cidade.

               Certa vez, hospedou um viajante que era mascate e que trazia uma porcada a pé para ser vendida; ficou um mês hospedado na casa do senhor Theodoro, até conseguir vender os porcos.

               A principal fonte de renda familiar era gado, porcos e roça. Os capados eram vendidos ao senhor Salomão Anção e também para o senhor José Salim.

               Dona Luísa era uma mulher prestimosa, pois além de costurar todas as roupas da família em casa, também fazia sabão de cinza e de soda, além de polvilho, farinha, quitandas e doces.

               Os cereais de consumo eram todos socados num monjolo que existia na propriedade.

               O senhor Theodoro José de Souza faleceu em 1982 e dona Luísa em 1984

               Pesquisa feita em 15 de fevereiro de 1997.

               Entrevistado: Frederico José de Souza.

               Entrevistadores: Adelino Francisco do Nascimento e Aderito Ferreira da Silva.

 =======================================================================

Texto extraído do Livro Memórias de Indiaporã, Editora Ferjal 2000, Adelino Francisco do Nascimento, páginas 54 à 56.

=======================================================================

Data de Nascimento:  27/09/1886     local: _____________

Faleceu dia: 28/11/1979, com 93 anos. Está sepultado no cemitério de Indiaporã.

Pai: __________________________

Mãe:_________________________