Rua Miguel Batista da Silva

por India Porã publicado 22/07/2016 10h55, última modificação 19/01/2018 10h13
Rua Miguel Batista da Silva, na Cohab São Sebastião, na cidade Indiaporã SP, foi denominada através da Lei 99/2000 Indiaporã SP 28/11/2000

Lei 99/2000 Indiaporã SP 28/11/2000 - Rua Miguel Batista da Silva

India Bonita

MIGUEL BATISTA DA SILVA (Miguel Empreiteiro)

Nasceu dia     /      /       = local: ___________________

Faleceu no dia       /     /       , com _____ anos de idade.

=============================================================

O senhor Miguel Batista da Silva, casado com dona Gumercinda Batista da Silva, conceberam 06 filhos: Laércio, Ademar, Maria, Clarisvaldo, Amélia e Lourival.

Os pais, juntamente com o filho mais velho, Laércio, vieram da cidade de Campina Verde, Estado de Minas Gerais, no ano de 1947 e o meio de transporte foi o casco de cavalos.

O senhor Miguel Batista da Silva, em consequência de sua profissão era apelidado de Miguel Empreiteiro, o qual orgulhava-se muito de assim ser chamado.

Lojaram-se no sítio de dona Izoleta, no córrego do Tatu, região Tupinambá. Posteriormente, transferiram-se para outras porpriedades rurais, sendo que a última foi a fazenda do senhor Antônio Rodrigues Alves (Antônio Venâncio), ocasião em que o senhor Miguel Batista da Silva faleceu na Santa Casa de Misericórdia de Fernandópolis, para onde foi levado, em consequência de uma intoxicação provocada por acidente ocorrido com veneno, que era aplicado por ele em pragas da lavoura.

Em virtude do acontecido, a viúva, dona Gumercinda, adquiriu do senhor Francisco Ribeiro de Souza, popularmente chamado de Chico Mancha, uma modesta chácara nos arrebaldes de Indiaporã, onde no final do ano de 1964, fixou residência.

Seu filho Laércio Eterno da Silva se destacou como político, exercendo o mandato de vereador na gestão de 1983 a 1988.

Todos são aplicados no trabalho e participam ativamente do progresso da cidade.

Pesquisa feita em 08 de julho de 1999.

Entrevistado: Laércio Eterno da Silva.

Entrevistador: Adelino Francisco do Nascimento.

Texto extraído do Livro Memórias de Indiaporã, Editora Ferjal, ano 2000, Adelino Francisco do Nascimento, página 100.